Música

Taylor Swift: “Deram a The Life of a Showgirl a maior primeira semana de sempre para um álbum”

Alice Lange
Adicione-nos no Google

Quando Taylor Swift quer vender, quase nunca recorre à linguagem de uma equipa de marketing. Fala com os fãs. Antes de acrescentar quatro novas canções ao seu décimo segundo álbum de estúdio, The Life of a Showgirl: The Encore, dispensou por completo as frases feitas e dirigiu-se ao único público a quem o seu negócio alguma vez respondeu verdadeiramente: os fãs que transformaram o disco no álbum com as vendas mais rápidas de sempre. Numa nota publicada no Instagram e noticiada pela Billboard, atribuiu-lhes o mérito:

«Há cerca de um ano, vocês fizeram uma coisa verdadeiramente inimaginável… deram a The Life of a Showgirl a maior semana de estreia de sempre de um álbum.»

Leia-se outra vez, prestando atenção ao que a gramática faz. Ela não diz que o álbum vendeu; diz foram vocês que deram. Um resultado comercial — o tipo mais frio de número que uma editora sabe celebrar — é reescrito numa única frase como um gesto de devoção coletiva, algo que o público fez, em vez de algo que lhe venderam. Esta inversão é o truque mais antigo e mais certeiro do manual Swift, e é precisamente por isso que o anúncio de uma reedição deluxe soa a agradecimento, não a uma extensão da campanha de vendas.

Os números por detrás da frase são suficientemente sólidos para sustentar a afirmação. The Life of a Showgirl estreou-se com 4,002 milhões de unidades equivalentes a álbuns nos Estados Unidos, a maior primeira semana alguma vez registada; depois, manteve-se no primeiro lugar da Billboard 200 durante doze semanas não consecutivas e acabou por ser o álbum mais vendido do mundo nesse ano, segundo a IFPI. Produzido com Max Martin e Shellback em Estocolmo, com Sabrina Carpenter na faixa-título, era uma máquina concebida para dominar — e foi exatamente isso que fez.

O que torna este gesto de gratidão mais complexo é a história da própria edição deluxe. Durante a campanha de lançamento original do álbum, Swift afastou a ideia de edições com temas bónus; The Encore é o recuo discreto nessa posição, e nem todos os ouvintes deixaram passar. Ao analisar a edição expandida, Aisling Murphy, do The Globe and Mail, admitiu que continuava «irritada por Swift ter voltado atrás na retórica do “sem edição deluxe”» da primeira campanha — embora reconhecesse que as quatro novas canções, com Patient Zero e Babylon em destaque, dão forma ao álbum mais incisivo que, talvez, devesse ter sido lançado logo à primeira.

As duas coisas podem ser verdade, e esse é precisamente o ponto. A viagem à Suécia com os seus colaboradores, as canções que, segundo Swift, nasceram da gratidão pela resposta do público — nada disso soa a cinismo, porque o afeto não é fingido. Mas esse afeto é também o mecanismo. Swift passou toda a carreira a encurtar a distância entre comércio e intimidade, até ser impossível separá-los: as regravações, as canções guardadas no cofre, os lançamentos-surpresa — tudo assenta na mesma lógica de «tu e eu contra a indústria». Quando diz foram vocês que deram, está a falar a sério e sabe também, com toda a precisão, o que essa frase lhe rende.

Assim, o disco que já detinha o recorde da maior semana de estreia da história ganha agora um segundo ato, sustentado por uma frase que faz com que comprá-lo pareça receber um agradecimento. Esta era só acaba quando ela disser que acabou — e ainda não o disse.

Etiquetas: , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.