Filmes

Boss, a comédia coreana em que os gangsters lutam para perder, estreia-se no Japão

Molly Se-kyung
Adicione-nos no Google

Na maior parte dos filmes de gangsters, o enredo vive da ambição. Alguém quer a cadeira e todos os outros pagam por isso. Boss, a comédia de ação de Ra Hee-chan, põe esse motor a trabalhar ao contrário. Quando morre o chefe do Sikgupa, o maior gang da cidade, os seus dois sucessores óbvios passam o filme a tentar perder a eleição. Soon-tae (Jo Woo-jin) quer levar a todo o país o seu restaurante chinês, o Mimiru. Kang-pyo (Jung Kyung-ho) apostou a vida no tango. O único que quer o lugar, Pan-ho (Park Ji-hwan), é precisamente aquele a quem ninguém o quer dar.

Essa inversão levou o filme ao primeiro lugar da bilheteira coreana durante o longo feriado do Chuseok e a quase dois milhões e meio de bilhetes vendidos no seu país. Agora segue para o Japão, onde a Nikkatsu e a KDDI o lançam como BOSS/ボス e construíram a campanha em torno de uma dobragem japonesa com as vozes dos quatro membros do grupo vocal Monaki e do respetivo produtor, Kazuyoshi Sakai, dos Junretsu. Nenhum deles tinha dobrado um filme antes.

YouTube video

A piada está no elenco. Jo Woo-jin, que tem no currículo Default e Seobok, contou ao Sports Kyunghyang que Boss foi o primeiro papel cómico da sua carreira, um género que nunca tinha experimentado. Entregar-lhe o papel do favorito relutante significa que o rosto menos cómico do filme carrega a ambição mais absurda: um gangster cujo sonho é um franchising de restaurantes. Jung Kyung-ho fica com a outra metade da equação, o herdeiro designado, com verdadeiro peso na organização e nenhuma vontade de o usar. Park Ji-hwan interpreta o único candidato que faz realmente campanha. Lee Kyu-hyung completa o quadro como Tae-gyu, um polícia infiltrado que entra no Mimiru como estafeta.

Ra Hee-chan já fez isto antes. A sua longa-metragem Going by the Book pegou numa comédia japonesa sobre um agente de trânsito meticuloso escolhido para fazer de assaltante num simulacro policial e transformou-a num número um na Coreia. Boss é outro transplante, desta vez de Once a Gangster, a comédia policial de Hong Kong realizada por Felix Chong, que já tinha um cozinheiro do gang a tentar fugir à votação para o novo chefe e um herdeiro rival que preferia ir para a universidade. Ra manteve o cozinheiro e a cozinha. Trocou a universidade pelo tango. Há ainda caras que transitam do êxito anterior: Ko Chang-seok, Joo Jin-mo e Lee Han-wi entram nos dois filmes.

Ra tem sido claro quanto ao que o atraiu. «A situação irónica de eles não quererem ser o chefe pareceu-me uma forma eficaz de apresentar uma comédia», afirmou ao The Korea Times, acrescentando que trabalhou «para escrever uma história mais profunda, que junta a comédia ao dilema de gangsters que têm outros sonhos». A aposta estrutural é que um enredo de sucessão resulta melhor como farsa quando todos os candidatos sérios fogem do prémio, e que o que está em jogo nasce dos sonhos privados e não do território.

O que a premissa não resolve é quanto dela é novo. O motor é emprestado, e o próprio Ra descreveu Boss como «um filme com um tema gasto que o público já viu nas épocas festivas», com ação por cima. A crítica do The Korea Times notou a falta de momentos de gargalhada e reconheceu-lhe, em contrapartida, um «enredo de ritmo rápido, uma narrativa limpa e um final claro». É o perfil de um filme familiar seguro, pensado para um fim de semana prolongado. Se vai resultar da mesma forma no Japão, sem o calendário do Chuseok por trás e com um elenco de dobragem à frente da promoção, é a questão em aberto. A dobragem aponta a estreia a um público alargado mais do que aos fãs de cinema coreano, o que é uma opção comercial, não um veredicto sobre o filme.

No seu país, os números nunca estiveram em causa. Boss teve a estreia mundial na secção de antestreias especiais Korean Cinema Today do Festival Internacional de Cinema de Busan, a 18 de setembro de 2025, e chegou às salas a 3 de outubro de 2025, no arranque do Chuseok, em 1167 ecrãs. Ficou em primeiro lugar com 238 895 espectadores no dia de estreia, passou o milhão em cinco dias e os dois milhões em dez, e atirou para segundo lugar No Other Choice, de Park Chan-wook. Terminou com 2 437 328 espectadores e cerca de 15,9 milhões de dólares, e a Variety colocou-o como o quinto filme coreano mais rentável do ano. Going by the Book tinha somado 2 190 250 espectadores, pelo que Ra conta já duas adaptações separadas por poucas centenas de milhares de bilhetes.

A Finecut, que trata das vendas internacionais, colocou o filme junto da KDDI no Japão, da 213 Pictures & Media na América do Norte, da Cai Chang International em Taiwan, da Clover Films na Indonésia, Malásia e Singapura, da Khang Media no Vietname, da Star Entertainment no subcontinente indiano e de compradores na Mongólia e no Camboja. A produção é da Hive Media Corp, a empresa por trás de 12.12: The Day e Harbin, com a Mindmark como coapresentadora. No elenco secundário estão Lee Sung-min como Im Dae-soo, o chefe cuja morte desencadeia a sucessão, além de Oh Dal-su, Hwang Woo-seul-hye como mulher de Soon-tae, Jung Yoo-jin e Ko Chang-seok. O filme tem 98 minutos e Ra escreveu-o com Lee Gyu-bok e Yoon Seo-hyun.

A scene from the Korean comedy Boss directed by Ra Hee-chan
A scene from Boss (2025)

O Japão recebe-o na sexta-feira, 23 de outubro de 2026, quando a Nikkatsu e a KDDI lançarem BOSS/ボス em todo o país com a dobragem dos Monaki. Na América do Norte, a 213 Pictures & Media estreou-o a 17 de outubro de 2025. Em Portugal, ainda não há estreia confirmada.

Os gangsters de Boss passam o filme inteiro a tentar livrar-se de uma coroa. O filme faz exatamente o contrário: vai somando mercados, uma estreia de cada vez.

Elenco

Fotos: The Movie Database (TMDB)

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.