Desporto

Rafael Márquez, o Káiser que ainda procura a primeira vitória como selecionador do México

Penelope H. Fritz
Adicione-nos no Google
Rafael Márquez
Rafael Márquez
Photo: Светлана Бекетова / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Nascimento13 de fevereiro de 1979
Zamora de Hidalgo, Mexico
OcupaçãoTreinador de futebol (selecionador do México)
Prémios individuaisUEFA Champions League · La Liga · Divisão 1 · Taça das Confederações da FIFA · Copa Ouro da CONCACAF · Liga MX · Jogador do Ano da CONCACAF

Quatro jogos depois de assumir o cargo para o qual se preparou durante anos, Rafael Márquez continua à espera da primeira vitória. O México empatou com a Colômbia e com o Peru, foi goleado pelos Estados Unidos no Arizona e perdeu com o Chile em Los Angeles. E o homem que, durante duas décadas, pareceu o jogador mais sereno em qualquer relvado viu-se a explicar aos jornalistas que um jogo amigável não se pode comparar com um Mundial. É um lugar pouco familiar para o primeiro mexicano a jogar no Barcelona e o primeiro futebolista a capitanear a seleção do seu país em cinco Mundiais. O que os primeiros meses de Márquez no banco do México estão realmente a pôr à prova é se a serenidade que fez dele o melhor defesa que o seu país produziu pode ser transmitida a partir da linha lateral.

O futebol já corria na família antes de chegar à seleção. O pai, Rafael Márquez Esqueda, jogou profissionalmente, e o filho cresceu em Zamora de Hidalgo, no estado ocidental de Michoacán, de onde veio a alcunha que mais tarde o acompanharia pela Europa: o Kaiser de Michoacán. Até a sua primeira chamada à seleção tem uma história própria. Segundo conta, Bora Milutinović pretendia convocar César Márquez, seu colega no Atlas, em Guadalajara, mas foi Rafael quem recebeu a chamada.

O Atlas, clube cuja formação frequentou, deu-lhe a estreia na liga em outubro de 1996, aos 17 anos; na certidão de nascimento consta a data de 13 de fevereiro de 1979. A estreia pelo México aconteceu frente ao Equador, em fevereiro de 1997, e continuavam a convocá-lo vinte e um anos depois. O Atlas perdeu a final do Verano de 1999 frente ao Toluca, nas grandes penalidades, e nesse verão, depois da Copa América, o Mónaco pagou por ele, segundo a imprensa, seis milhões de dólares. Na primeira época em França, o clube sagrou-se campeão e Márquez foi incluído na equipa ideal da liga. Nesse mesmo ano, conquistou a Taça das Confederações com o México. Depois de quatro épocas e mais de cem jogos no principado, assinou pelo Barcelona em 2003, tornando-se o primeiro mexicano a representar o clube.

Os sete anos na Catalunha são o núcleo da sua reputação. As lesões na segunda época levaram-no a passar de defesa-central para médio defensivo, posição em que jogava com a mesma serenidade na circulação de bola que demonstrava na defesa. Disputou na íntegra a final da Liga dos Campeões de 2006, frente ao Arsenal, em Paris, e tornou-se o primeiro mexicano a vencer a competição. Com Pep Guardiola, foi a primeira escolha ao lado de Carles Puyol, até uma lesão no joelho na meia-final frente ao Chelsea, em abril de 2009, lhe ter posto fim à época e o afastado da final contra o Manchester United, que completou a conquista do triplete. Saiu em 2010 com quatro títulos de campeão, duas Taças dos Campeões Europeus e 242 jogos — na altura, o maior número de sempre por um jogador não europeu na história do clube.

Com o México, o percurso foi mais longo e atribulado. Javier Aguirre deu-lhe a braçadeira de capitão no Mundial de 2002, quando tinha 23 anos, e o mesmo torneio terminou com Márquez expulso por uma cabeçada deliberada a Cobi Jones, nos minutos finais da derrota frente aos Estados Unidos nos oitavos de final. Marcou contra a Argentina em 2006, no jogo de abertura do torneio de 2010, frente à África do Sul, e contra a Croácia em 2014. Em 2018, participou no seu quinto Mundial, juntando-se a Antonio Carbajal, Lothar Matthäus e Gianluigi Buffon, e, frente ao Brasil, em Samara, tornou-se o primeiro jogador a capitanear uma equipa em cinco edições da prova. Terminou a carreira internacional com 147 internacionalizações e títulos da Gold Cup em 2003 e 2011.

A imagem do líbero elegante deixa de fora as partes menos confortáveis da história. O temperamento era real, tal como a passagem pelos New York Red Bulls entre 2010 e 2012, período em que os adeptos e a imprensa criticaram as lesões, as suspensões e a aparente falta de interesse do jogador. Mais tarde, Márquez disse à ESPN Deportes que fora uma má decisão, a pior da carreira, e que recusara a Juventus por ter avaliado mal a rapidez com que estava a perder qualidades. Mais pesado ainda foi agosto de 2017, quando o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos o incluiu na lista de sanções ao abrigo da Kingpin Act, alegando que agira como testa de ferro do narcotraficante de Guadalajara Raúl Flores Hernández. Márquez negou as acusações, apresentou-se voluntariamente à Procuradoria-Geral do México e viu a investigação mexicana ser encerrada no início de 2018. Disputou o seu último Mundial enquanto ainda constava da lista norte-americana e só foi retirado em setembro de 2021. Nada do que constava desse processo chegou a ser provado contra ele em tribunal, mas, durante quatro anos, acompanhou cada recorde que bateu.

Os últimos anos como jogador trouxeram-no de volta a casa. Capitaneou o León na conquista de dois títulos consecutivos da Liga MX, no Apertura de 2013 e no Clausura de 2014, tornando-se o primeiro mexicano a conquistar títulos de campeão em três países. Aceitou um corte salarial para regressar à Europa, ao Hellas Verona, e terminou a carreira no Atlas, em 2018. Exerceu depois o cargo de presidente desportivo do clube até maio de 2019. Recomeçou então pela base, treinando a equipa de sub-15 do Alcalá, perto de Madrid, antes de o Barcelona lhe entregar a equipa de reservas, o Barcelona Atlètic, em julho de 2022. A primeira época terminou com o quarto lugar e a presença no play-off de promoção, onde o Real Madrid Castilla os venceu por 5-4 no conjunto das duas mãos. Márquez saiu em julho de 2024. Poucas semanas depois, integrou a equipa técnica de Aguirre no México: era a segunda vez que Aguirre lhe abria uma porta.

A transição foi rápida. O México recebeu o Mundial de 2026 e foi eliminado nos oitavos de final, derrotado por 3-2 pela Inglaterra. Dias depois, a federação anunciou Márquez como sucessor de Aguirre, apontando o Mundial de 2030 como objetivo. Foi apresentado oficialmente em setembro, ao lado de Andrés Guardado, seu colega em quatro Mundiais, numa equipa técnica composta, de resto, por treinadores espanhóis, incluindo Juan Manuel Lillo. A primeira janela de jogos foi pensada como uma audição: depois da derrota frente ao Chile, disse que faltara à equipa capacidade para decidir em ambas as áreas, que todos tinham tido minutos e que «vimos quem pode estar aqui e quem não pode». Disse também esperar voltar a contar com César Montes, a quem chamou um pilar.

Longe do futebol, é casado com a modelo Jaydy Michel. De um casamento anterior com a atriz Adriana Lavat, que terminou em divórcio, tem dois filhos, Santiago e Rafaela. Em 2017, ajudou a fundar a Asociación Mexicana de Futbolistas, o sindicato dos jogadores.

Os jogos amigáveis chegaram ao fim. Na janela internacional de novembro, o México defronta a Jamaica nos quartos de final da Liga das Nações da Concacaf, primeiro fora, em Kingston, e depois no Estadio BBVA, em Monterrey: os primeiros jogos do seu mandato que contam para alguma coisa.

Etiquetas: , , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.