Desporto

Harry Kane escorregou no penálti que podia derrubar a Espanha, e o capitão de Inglaterra quer marcar o próximo

Jack T. Taylor
Adicione-nos no Google

A corrida para a bola foi a mesma que Harry Kane já fez milhares de vezes. Uma aproximação curta e em linha recta, o peso a assentar sobre o pé esquerdo para que a perna direita pudesse embater na bola com toda a força. Depois, o pé esquerdo escorregou. O relvado cedeu sob a perna de apoio, o corpo baixou alguns centímetros no momento do remate e a bola saiu-lhe dos dois pés antes de embater na parte de baixo da trave e ressaltar para longe. Inglaterra estava a vencer os campeões do mundo por um golo, em Wembley. A oportunidade de fazer o 3-1 estava à espera na marca de penálti.

De qualquer forma, o golo não teria contado. O próprio Kane o reconheceu depois, com a franqueza directa de quem conhece as leis do jogo: tocou na bola duas vezes. A Espanha empatou em menos de seis minutos e passou para a frente catorze minutos depois, com Álex Baena a rematar para golo de fora da área e Mikel Oyarzabal a picar a bola por cima de James Trafford para marcar o golo da vitória. Inglaterra perdeu por 3-2. O capitão inglês saiu de campo depois de marcar um golo de cabeça e, na história que todos contariam pela manhã, de ter custado à equipa o outro.

É essa a história que as pessoas vão contar. Mas não é bem a história certa. O momento importante não é o escorregão. É o que Kane disse sobre ele e aquilo que nos revela sobre a característica que o manteve no topo deste desporto durante mais de uma década: nunca deixa de pedir a bola no momento em que isso mais o pode prejudicar.

O pé, não os nervos

Há duas maneiras de falhar um penálti. Uma nasce na cabeça: o marcador muda de ideias no último passo, fica tenso ou remata para onde o guarda-redes quer. A outra nasce no chão. O penálti é o único momento do futebol em que o marcador controla tudo, excepto o pedaço de relva debaixo do pé de apoio; quando esse pé falha, a técnica e os nervos vão atrás. O que aconteceu contra a Espanha foi o segundo caso, e Kane explicou-o com precisão.

«Foi uma infelicidade escorregar naquele momento; às vezes acontece», disse. «Tentei rematar com força e o meu pé esquerdo cedeu, e, obviamente, acabei por tocar duas vezes na bola.» Depois, a frase que revela quem ele é: «Custa aceitar, porque trabalho muito os penáltis e confio sempre em mim próprio nestas situações. Simplesmente, hoje à noite, em campo, não era para ser.»

Leia outra vez. Não há ali qualquer hesitação. Não fala em deixar outra pessoa marcar da próxima vez, nem dá a entender que o falhanço tenha levantado dúvidas na sua própria cabeça. «É a vida de um futebolista, a vida de um avançado», disse. É a frase de um jogador que já arrumou o momento no sítio certo e está a pensar no próximo.

Uma noite com um padrão conhecido

A dificuldade é que Inglaterra já passou por isto, e Kane esteve sempre no centro da história. Na meia-final do Mundial, em Atlanta, este verão, Anthony Gordon colocou Inglaterra em vantagem sobre a Argentina no início da segunda parte, e a equipa manteve-se na frente até Enzo Fernández empatar a cinco minutos do fim e Lautaro Martínez marcar o golo da vitória já nos descontos. Kane chamou-lhe «uma história semelhante ao que aconteceu em torneios anteriores». Dois anos antes, na final do Europeu, em Berlim, a Espanha vencera Inglaterra com um golo tardio de Oyarzabal. Foi o mesmo Oyarzabal que voltou a derrotá-los aqui.

E depois há o Catar, a memória que acompanha todos os penáltis de Kane. Nos quartos-de-final contra a França, marcou um penálti e, a seis minutos do fim, rematou o segundo por cima da trave; Inglaterra foi eliminada por 2-1. Junte-se isso a um escorregão em Wembley contra a melhor equipa do mundo e o padrão parece escrever-se sozinho: um capitão que falha quando os holofotes brilham com mais intensidade.

É um padrão simplista, e os números desmentem-no. Kane marcou o penálti que permitiu a Inglaterra empatar na meia-final do Europeu contra os Países Baixos. Três anos antes, na meia-final contra a Dinamarca, Kasper Schmeichel defendeu o seu penálti no prolongamento, mas Kane marcou na recarga: o golo que levou Inglaterra à primeira final de uma grande competição em mais de meio século. Os avançados que marcam os penáltis decisivos falham alguns. Os que nunca falham são os que nunca os marcam.

O que a Espanha foi obrigada a sentir

Eis o que o escorregão faz esquecer. Durante alguns minutos antes do intervalo, Inglaterra fez com que os campeões do mundo parecessem uma equipa vulgar. Gordon concluiu um contra-ataque rápido que construíra com Jude Bellingham. Quatro minutos depois, Kane subiu e colocou Inglaterra em vantagem, com a bola a desviar em Marc Cucurella antes de entrar. Naqueles quatro minutos, a Espanha sofreu mais golos do que em todo o seu Mundial de oito jogos.

Luis de la Fuente reconheceu-o: «O jogo esteve controlado a maior parte do tempo, à excepção de seis a sete minutos, em que Inglaterra nos dominou.» Thomas Tuchel foi mais longe e sugeriu que um terceiro golo talvez tivesse abalado uma equipa que soma agora 39 jogos sem perder. «Acho que, nesse caso, talvez a Espanha acreditasse que a longa série de jogos sem perder terminava aqui», disse. «Hoje fizemos tudo para vencer a Espanha. A este nível, os pormenores são importantes.»

Os pormenores não foram todos da responsabilidade de Kane. O primeiro golo da Espanha surgiu menos de dois minutos depois de um passe atrasado de Marc Guéhi, que Lamine Yamal aproveitou. O golo do empate nasceu de um passe atrasado descuidado de Nico O’Reilly, o mesmo O’Reilly cujo cruzamento Kane cabeceara para a baliza. O penálti foi um pormenor entre três, e é o único que leva o nome do capitão porque foi ele quem decidiu associar-lhe o seu nome.

Porque é que o próximo continua a ser dele

Kane tem agora 33 anos. As pernas que outrora o levavam do seu próprio meio-campo até ao segundo poste deram lugar a um jogo mais económico: recua para o meio-campo, descobre linhas de passe e aparece na área no último instante possível. O que não mudou foi a vontade. Terminou a época passada como melhor marcador da Bundesliga pelo terceiro ano consecutivo, ao serviço do Bayern Munich, e retomou neste Outono exactamente onde tinha ficado. Os golos nunca pararam, nem a sua insistência em ser ele a pegar na bola quando mais importa.

Essa insistência é tudo o que ele é. É por isso que caminha até à marca de penálti nos quartos-de-final de um Mundial, com uma nação inteira suspensa, e que voltou a fazê-lo contra a Espanha, com a oportunidade de resolver o jogo. Um concorrente menos determinado teria ouvido o eco do Catar e passado a bola a outra pessoa. Kane nunca o faz. «Acho que estamos perto, sem dúvida», disse sobre esta equipa de Inglaterra. «Acho que qualquer pessoa que tenha visto o jogo consegue perceber isso.»

A Liga das Nações segue para Praga, e haverá outros penáltis, outras noites em que um único remate decidirá se Inglaterra é candidata ou apenas uma equipa que quase chegou lá. Quando surgir o próximo, Kane pegará na bola, colocá-la-á no chão e fará a mesma corrida curta e em linha recta. Algures na sua cabeça, o relvado de Wembley continuará a ceder. Ainda assim, apoiará nele o pé esquerdo.

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.