Actores

Begoña Vargas: a Cameron de Berlim trocou os assaltos pela música e assina só BEGOÑA

Penelope H. Fritz
Adicione-nos no Google
Begoña Vargas
Begoña Vargas
Photo: GuillemMedina / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Nascimento18 de dezembro de 1999
Madrid, Espanha
OcupaçãoAtriz e cantora
Conhecido porO 3º Andar: Terror na Rua Malasaña, As Leis da Fronteira, Centauro
Prémiosos 14.º Prémios Gaudí (indicação) · os 30.º Actors and Actresses Union Awards (indicação) · os 72.º Fotogramas de Plata (indicação)

Uma australiana reconheceu-a num comboio entre Viena e Estrasburgo. Begoña Vargas conta a história como prova de que a sua vida continua a ser perfeitamente normal — e, de certa forma, é: a desconhecida conhecia-a como Cameron, a mais recente e imprudente recruta do grupo em Berlim, o spin-off da Netflix de La casa de papel. O que a desconhecida não podia saber era que, nessa altura, a atriz que tinha reconhecido já dedicava a maior parte da sua energia a outra coisa. Vargas assina agora as canções como BEGOÑA, em maiúsculas e sem apelido, sem editora discográfica e com um álbum de estreia de disco pop a caminho.

Visto de fora, a mudança parece repentina. Ela descreve-a ao contrário: a música era aquilo que tinha mantido escondido, e a representação era o espaço onde não precisava de ser ela própria. Questionada pelo diário barcelonês Crónica Global sobre a razão por que a síndrome do impostor nunca a impediu de estar num set de filmagens, respondeu que não era ela que estava ali em cima: estava a fazer de outras pessoas. A resposta reescreve discretamente uma carreira que, no papel, parecia uma ascensão constante pela televisão espanhola, um papel de destaque no cinema e um êxito mundial no streaming.

Nasceu em Madrid a 18 de dezembro de 1999 e cresceu em Loeches, uma pequena localidade a leste da capital. Aos dez anos, começou a aprender dança moderna na escola municipal de música, teatro e dança; alguns anos mais tarde, vieram as aulas de representação, juntamente com versões infantis de palco de Les Misérables e The Count of Monte Cristo. Já contou que sofreu bullying na escola e cresceu convencida de que havia algo de errado com ela, uma crença que associa diretamente aos anos em que não se atrevia a cantar à frente de ninguém. Na sua perspetiva, a dança nunca foi um desvio. Defende que a representação tem mais que ver com o corpo do que com os gestos ou o texto.

A televisão descobriu-a primeiro. Depois de uma participação pontual no drama médico diurno Centro médico e de uma aparição como empregada de mesa em Paquita Salas, foi escolhida para interpretar Roberta Luna em La otra mirada, o drama de época da TVE passado num colégio feminino de Sevilha nos anos 20, onde Roberta era a aluna impulsiva que não aceitava as regras em que a escola assentava. Interpretou-a nas duas temporadas, num total de 21 episódios. Na mesma altura, chegou Alta mar, da Netflix, um mistério de homicídio a bordo de um transatlântico nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, no qual interpretou Verónica de García ao longo de 22 episódios, ao lado de Ivana Baquero, Jon Kortajarena e Alejandra Onieva; e a série juvenil Boca Norte, para o canal online Playz da RTVE, de que foi protagonista.

A sua primeira longa-metragem colocou-a no centro da ação. O 3º Andar: Terror na Rua Malasaña, um filme de terror passado em 1976, acompanha a família Olmedo, que deixa a sua aldeia, compra um apartamento no bairro madrileno de Malasaña e descobre que este já está ocupado. Vargas interpretou Amparo, a filha mais velha, que carrega grande parte do filme. A estreia nas salas espanholas aconteceu em janeiro de 2020; mais tarde, chegou ao público anglófono através da plataforma de terror Shudder, com o título 32 Malasana Street.

YouTube video

Depois veio o papel que levou os críticos a prestar atenção. Em As Leis da Fronteira, a adaptação de Daniel Monzón do romance de Javier Cercas sobre um adolescente tímido que se deixa envolver por um grupo de pequenos assaltantes em Girona, no final dos anos 70, interpretou Tere, a jovem que arrasta Ignacio, interpretado por Marcos Ruiz, para a órbita de El Zarco, personagem de Chechu Salgado, e do seu grupo de ladrões de pequena monta. O filme estreou no festival de San Sebastián em 2021 e chegou ao estrangeiro com o título Outlaws. A sua interpretação valeu-lhe três nomeações numa só temporada de prémios: Melhor Atriz nos Prémios Gaudí, Melhor Atriz Revelação nos Prémios da União de Atores e Atrizes e Melhor Atriz de Cinema nos Fotogramas de Plata.

É aqui que a versão arrumadinha da história começa a desmoronar-se. Nos Prémios Goya, em fevereiro de 2022, As Leis da Fronteira venceu cinco das seis categorias para que estava nomeado, incluindo Melhor Ator Revelação para Salgado. Vargas não estava entre os nomeados. A imprensa colou-lhe o rótulo de «revelação», mas a carreira cinematográfica que esse rótulo parecia anunciar não chegou propriamente a concretizar-se. Depois de Centauro, um thriller de ação da Netflix realizado por Daniel Calparsoro, rodado no final de 2020 e lançado em 2022, no qual interpretou Natalia, ao lado de Àlex Monner e Carlos Bardem, o seu trabalho no ecrã foi quase todo na televisão. Ela própria o reconheceu numa entrevista ao site de notícias Infobae, em abril de 2026: «Talvez aquilo de que mais sentiste falta — e eu também, em parte — tenham sido mais filmes. Porque é verdade que trabalhei mais em televisão do que em cinema.» As séries de género que preencheram esses anos mantiveram-na ocupada e sob os holofotes, desde o thriller insular da Netflix Bem-vindos ao Éden, em que interpretou Bel ao longo de duas temporadas, até à segunda temporada da série de fantasia da Movistar+ Paraíso, em que interpretou Evelyn. Não a transformaram na protagonista do cinema espanhol que três nomeações numa só temporada pareciam prometer.

Berlim mudou a escala. Anunciada em 2022 e lançada no final de dezembro de 2023, a prequela acompanha Andrés de Fonollosa, o ladrão elegante que Pedro Alonso tornou famoso em La casa de papel, enquanto reúne um novo grupo para roubar joias em Paris. Vargas interpretou Cameron, a mais jovem do grupo, impulsiva e atraída pelo risco, ao lado de Michelle Jenner, Tristán Ulloa, Julio Peña e Joel Sánchez. Segundo a Netflix, a série foi a mais vista do mundo na semana de estreia, chegou ao Top 10 em 91 países e somou 53 milhões de visualizações ao longo de sete semanas consecutivas na tabela de séries de língua não inglesa da plataforma. A renovação para uma segunda temporada foi anunciada em fevereiro de 2024.

Essa segunda parte, Berlim e a Dama com Arminho, estreou a 15 de maio de 2026 e levou o grupo até Sevilha, onde o alvo era o retrato homónimo de Leonardo da Vinci. Chegou ao primeiro lugar da tabela mundial da Netflix para séries de língua não inglesa, com 6,2 milhões de visualizações numa única semana, sem igualar a audiência da primeira temporada. Os seus oito episódios foram apresentados como a despedida do próprio Berlim, por decisão do próprio Pedro Alonso. Para Vargas, encerrou-se assim o capítulo que tornou o seu rosto conhecido muito para lá de Espanha, no preciso momento em que começava outro.

Esse outro capítulo começou, segundo conta, com tristeza. No início de 2024, disse à Crónica Global que se sentia infeliz apesar de ter tudo e perguntava a si própria, vezes sem conta, porquê. Deixou Espanha durante algum tempo e foi sozinha para Los Angeles, não para procurar trabalho como atriz, fez questão de sublinhar, mas para viver no estrangeiro pela primeira vez. A distância e a terapia fizeram o resto. «Ao fim de poucas semanas, comecei a olhar para a minha vida aqui com outra perspetiva», contou à Infobae. «Percebi que tinha escrito canções a vida inteira.» De volta a Madrid, mudou de casa, retomou as aulas de canto e piano e começou a gravar.

O seu único lançamento anterior tinha sido uma participação vocal em «Domingo raro», da banda espanhola Pipiolas, em 2022. O projeto a solo começou com «a color», em outubro de 2025, seguido de «LUNA», em fevereiro de 2026, e de «La luz de las orillas», que, segundo já contou, foi na verdade a primeira canção que escreveu. A 17 de abril de 2026, lançou o EP Lunar, com «Celeste» como tema de avanço, coescrito e coproduzido com os produtores Oriol Planas e Roger Argemí. O título joga com a palavra espanhola para sinal na pele: a ideia, tal como a apresenta, é abrir-se aos ouvintes como se faz com alguém que nos conhece suficientemente bem para contar os nossos sinais. O som situa-se entre o pop alternativo e a balada confessional, e ela descreveu o EP como um cartão de visita, não como um destino.

O nome faz parte da mensagem. Não tem editora discográfica, disse à revista ¡HOLA! em agosto de 2026, e ninguém decide por ela as suas escolhas artísticas; preservar essa liberdade foi uma das razões para fazer música. Vargas continua a surgir nos créditos dos filmes; as canções levam apenas o nome BEGOÑA, uma forma, explicou, de separar a atriz da cantora e de se reconciliar com um nome próprio de que não gostava em miúda, por lhe parecer demasiado sonoro. Além disso, observa, não há nenhuma Begoña famosa em Espanha com quem tenha de competir.

A segunda fase não podia soar mais diferente da primeira. «Bola disco lunar», o primeiro avanço do seu álbum de estreia, apostava nos sintetizadores e no universo do cantor italiano Pino D’Angiò. Em julho de 2026, «g3lato y f3sta» foi ainda mais longe no italo disco, com uma letra que salta de um plano paralelo para as regras de etiqueta telefónica dos anos 90 e daí para uma Itália dos anos 70 cheia de Vespas. O site espanhol de pop JENESAISPOP destacou um verso como refrão: «toda a gente acha que é um monumento, que seca». Segundo Vargas, o álbum será de disco pop, com espaço para baladas, e terá como referências discos de Boney M, Donna Summer, Raffaella Carrà, Mecano e Miguel Bosé. No seu primeiro espetáculo ao vivo, na gala de beneficência The Global Gift, em Marbella, já usou a encenação pensada para o álbum.

A objeção mais óbvia é que atores espanhóis passam à música há muito tempo, muitas vezes numa extensão da marca pessoal que não sobrevive ao single nem ao verão. Vargas responde nos seus próprios termos. Já disse que está a dedicar mais energia à música porque um projeto que começa do zero exige isso, mas que continua «aberta a filmes maravilhosos». Também rejeita por completo a escolha entre uma coisa e outra: considera-se artista, não atriz, e defende que a música lhe permite juntar o canto, o palco, a representação e a dança. Se daí nasce uma segunda carreira ou um longo parêntesis, será o álbum — e não as entrevistas — a decidir.

Entretanto, a representação não desapareceu. Na curta-metragem de 22 minutos Hoy no ha dormido bien, realizada por Enrique Perales, interpreta Sofía, uma jovem que acorda todos os dias no quarto de hospital onde o irmão está a ser tratado. É uma obra pequena e contida, distante do registo de thriller de assalto dos seus trabalhos mais conhecidos. Também já contou que recebeu propostas dos Estados Unidos e que adoraria fazer um filme por lá, mas Hollywood nunca foi o objetivo; até agora, todos os seus créditos são em espanhol.

Por agora, o calendário aponta para a música. A história de Cameron em Berlim chegou ao fim juntamente com a do próprio Berlim; Vargas já disse que está profundamente envolvida no seu primeiro álbum, e os singles lançados depois de Lunar são apresentados como avanços desse trabalho. A atriz que passou uma década a ser escolhida para interpretar a jovem inquieta nas histórias dos outros está, pela primeira vez, a escrever a sua própria história — e a assiná-la apenas com o primeiro nome.

Filmes em destaque

Etiquetas: , , , , ,

Notícias em destaque — Begoña Vargas

Ver todas →

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.