Actores

Diego Calva: o ator mexicano de Babylon que fez de um fracasso uma carreira

Penelope H. Fritz
Adicione-nos no Google
Diego Calva
Diego Calva
Photo: John Sears / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Nascimento16 de março de 1992
Mexico City, Mexico
OcupaçãoAtor
Conhecido porBabilônia, Às Cegas: Barcelona, Apostas & Segredos
PrémiosHavana Film Festival Best Actor, with Eduardo Eliseo Martínez (compartilhado)

Damien Chazelle viu uma fotografia de Diego Calva e, segundo o próprio, reconheceu «o rosto de um sonhador». O filme que construiu em torno daquele rosto, Babylon, deu prejuízo, dividiu a crítica e parecia o tipo de fracasso dispendioso que enterra um recém-chegado antes de este somar um segundo crédito. Mas não o enterrou. Desde então, o actor mexicano interpretou o vilão sofisticado que Tom Hiddleston persegue em O Gerente da Noite, subiu duas vezes a escadaria de Cannes durante o mesmo festival, deu vida a Che Guevara num thriller com Al Pacino e juntou-se ao elenco do remake de Possession, de Parker Finn. Já está esclarecido se Hollywood voltaria a telefonar-lhe. A pergunta com que a sua carreira continua a debater-se é outra: que papéis lhe continua a pedir que interprete?

Cresceu na Cidade do México, filho único de uma mãe solteira que o sentava em frente a filmes para o manter sossegado e em segurança. Segundo as suas contas, viu cerca de cem vezes a curta-metragem de animação da Disney Peter and the Wolf. Em adolescente, filmava curtas-metragens com os amigos e, mais tarde, estudou realização e escrita de argumentos no Centro de Capacitación Cinematográfica, a escola nacional de cinema onde o México forma os profissionais que trabalham atrás das câmaras.

A representação surgiu por uma porta lateral. No início dos seus vinte anos — nasceu a 16 de março de 1992 —, Calva trabalhava nos escalões mais baixos das produções locais: no catering, a preparar cenários, a operar o boom e a fazer recados como assistente de produção. Um dia, quando um actor não apareceu, o realizador mandou-o substituí-lo. O seu primeiro papel principal chegou com Te prometo anarquía, de Julio Hernández Cordón, no papel de um dos dois amigos de infância e praticantes de skate que pagam as despesas vendendo o próprio sangue a um contacto clandestino num hospital, até o negócio se transformar numa actividade que já não conseguem controlar. O papel valeu-lhe o prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema de Havana, partilhado com o colega de elenco Eduardo Eliseo Martínez.

A televisão pagava as contas. Foi El Rubio no drama prisional El Recluso e, na terceira temporada de Narcos: Mexico, da Netflix, interpretou o traficante Arturo Beltrán Leyva. Foi esse o trabalho que quem vivia fora do México pôde procurar quando lhe chegou o convite para o casting de Chazelle.

A audição para Babylon prolongou-se durante a pandemia. Calva enviou gravações de audição, não recebeu notícias durante meses, continuou a ensaiar cenas sozinho durante o confinamento e acabou por ser levado de avião para Los Angeles para fazer uma prova de química com Margot Robbie, após a qual Chazelle lhe disse que tinha visto fogo de artifício. Antes de alguém dizer a Brad Pitt quem era aquele recém-chegado, o realizador arranjou-lhe lugar numa rodagem publicitária como assistente de Pitt: um ensaio privado para Manny Torres, o imigrante que começa o filme a puxar um elefante por uma colina de Bel Air e acaba num cargo executivo num estúdio. Robbie e o marido, o produtor Tom Ackerley, alojaram-no em casa durante várias semanas. No seu primeiro dia de rodagem como Manny, montou a cavalo, perseguido por cerca de 300 figurantes.

A recepção foi mais dura do que a rodagem. Babylon terá custado 78 milhões de dólares ou mais e arrecadou cerca de 65 milhões de dólares em todo o mundo; as críticas encararam as suas três horas como um delírio febril ou uma tolice. Calva saiu do filme com uma nomeação para os Globos de Ouro na categoria de melhor actor em comédia ou musical, uma nomeação colectiva para os prémios do Screen Actors Guild e, como admitiu anos mais tarde ao The Hollywood Reporter, com o receio de ficar conhecido como um sucesso de um só filme numa indústria que mal acabara de aprender o seu nome.

Disse também algo que raramente se ouve a actores que acabaram de se tornar famosos, a propósito da série que os deu a conhecer. Durante a promoção de Babylon, Calva descreveu Narcos: Mexico como uma série com muita verdade e muitas mentiras sobre a história do seu país e defendeu que o México não precisava de mais cultura narco a transformar esses homens em heróis, embora agradecesse à série o trabalho. A tensão não desapareceu, e não a resolveu recusando papéis. A sua interpretação mais vista desde então é a de Teddy Dos Santos, na segunda temporada de O Gerente da Noite: um empresário colombiano elegante cuja obra de caridade esconde um exército de guerrilheiros treinado em privado. É um traficante mais bem escrito do que a maioria, mas continua a ser um traficante. A oferta de papéis de Hollywood para actores latinos continua a ser limitada, e Calva tem dito isso mesmo em entrevistas enquanto escolhe o que lhe põem à frente.

Os anos entre Babylon e agora não foram de inactividade. Interpretou Octavio em Às Cegas: Barcelona, da Netflix, e depois regressou ao México para Midnight Family, da Apple TV+, no papel de Marcus, um dos irmãos que percorrem as noites da Cidade do México numa ambulância privada, e para a série prisional da Netflix Celda 211. A escolha mais reveladora foi mais discreta. Em On Swift Horses, de Daniel Minahan, adaptação do romance de Shannon Pufahl, interpretou Henry, um funcionário de uma sala de póquer de Las Vegas nos anos 50 que se apaixona por Julius, personagem de Jacob Elordi. É uma história de amor entre dois homens, interpretada com uma ternura que os filmes de época americanos raramente concedem a um actor mexicano.

YouTube video

Depois, a agenda encheu-se. O Gerente da Noite regressou à Prime Video em janeiro. Em maio, Cannes estreou dois dos seus filmes com poucos dias de intervalo: Her Private Hell, de Nicolas Winding Refn, fora de competição, com Calva no papel de Nico, dono de um clube, ao lado de Sophie Thatcher e Charles Melton; e a primeira longa-metragem de Jordan Firstman, Club Kid, na secção Un Certain Regard, onde interpreta Oscar, o terapeuta contratado por um promotor de festas imprudente para acompanhar o filho de dez anos que nunca soube que tinha. A Neon estreou o filme de Refn em julho, com críticas divididas. A A24 comprou Club Kid depois do festival, e Calva levou-o a San Sebastián e, depois, de volta ao México, ao Festival Internacional de Cinema de Morelia, em outubro.

Em junho, o Tribeca estreou Killing Castro, o thriller de Eif Rivera sobre a visita de Fidel Castro a Nova Iorque em 1960, com Diego Boneta no papel de Castro, Al Pacino no elenco e Calva como Che Guevara; ainda não foi anunciado qualquer distribuidor. A primeira incursão de Danny Ramirez na realização, Baton, um drama sobre futebol filmado em Atlanta e com Calva no elenco, está em pós-produção. Em julho, a Paramount juntou-o a Possession, a nova versão de Parker Finn do filme de terror de 1981 de Andrzej Żuławski, ao lado de Callum Turner, Margaret Qualley e Paul Dano.

A A24 estreia Club Kid nas salas de cinema dos Estados Unidos a 6 de novembro, e Possession tem estreia marcada para 11 de junho de 2027. Nenhum dos dois é um Manny Torres. Talvez seja esse o propósito: o sonhador que Chazelle viu numa fotografia está agora a escolher entre um provocador dinamarquês, um realizador americano estreante e um remake de terror de estúdio; o próximo papel que aceitar dirá mais sobre essa negociação do que qualquer entrevista.

Filmes em destaque

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.