Desporto

Liga das Nações 2026-27: os novos selecionadores ordenados pela ideia de jogo — o Portugal de Jorge Jesus é o mais nítido

Kenji Nakamura
Adicione-nos no Google

Cinco das maiores seleções europeias chegaram à Nations League com um treinador que nunca as tinha orientado. Portugal, França, Países Baixos, Itália e Alemanha trocaram de selecionador depois do Mundial, e uma longa janela, com três e quatro jogos, deu a cada um o primeiro período verdadeiramente alargado para pôr uma ideia em campo. A tabela é um instrumento rudimentar. A pergunta que interessa é estrutural: se virmos qualquer uma destas equipas durante 90 minutos, até que ponto já conseguimos reconhecer o novo treinador?

É esse o critério. Não os pontos nem os resultados, mas a legibilidade: se a organização da equipa, a forma como cria oportunidades e as escolhas dos jogadores já revelam quem está no banco. Uma equipa pode ganhar sem mostrar grande coisa e perder depois de mostrar muito. Avaliadas assim, as seleções ordenam-se de Lisboa a Munique, mas a equipa que as cinco deviam estudar nem sequer está na lista.

1. Jorge Jesus (Portugal) — a ideia chegou logo no primeiro dia

Portugal tem nove pontos em nove possíveis, mas os pontos são o aspeto menos interessante da equipa. Em Copenhaga, teve 46 por cento de posse de bola e completou menos passes do que a Dinamarca, 449 contra 527, mas rematou 19 vezes, contra 12, com dez remates à baliza, e registou 2,74 golos esperados, contra 0,67. Isto é um modelo de jogo, não um acaso. Portugal, com Jesus, não quer ter a bola só por ter; quer fazê-la avançar rapidamente, na direção de uma linha da frente assente na movimentação, em vez de num ponto de referência fixo. João Félix marcou nos três jogos. Bruno Fernandes joga atrás dos jogadores que atacam a profundidade e serve-os; assistiu Gonçalo Ramos e, depois, Vitinha, de cabeça, na vitória por 4-2. O primeiro golo de João Cancelo nasceu de uma interceção sua: foi uma ação defensiva que deu origem a um golo.

A escolha dos jogadores transmite a mesma ideia, de outra forma. Cristiano Ronaldo não jogou contra a Noruega, deixou o estágio na véspera do jogo com a Dinamarca e Portugal marcou quatro golos sem ele. A leitura estrutural é clara: Jesus optou por um ataque móvel e rotativo, em vez de construir a equipa em torno de um único finalizador. É a declaração de intenções mais completa desta janela.

2. Zinedine Zidane (França) — controlo instalado, capacidade de penetração ainda por demonstrar

Dois jogos, duas vitórias por 1-0, nenhum golo sofrido. Em Bruxelas, Zidane lançou de início três estreantes, Andy Diouf, Jérémy Jacquet e Lucas da Cunha, e, apesar da ausência do lesionado Kylian Mbappé, a França controlou o jogo e rematou mais do que a Bélgica, 18 vezes contra 12. A base está à vista. O passe final, ainda não. Aqueles 18 remates valeram 1,15 golos esperados: muito volume, mas pouco perigo. As cinco tentativas de Désiré Doué, uma delas ao poste, contaram a mesma história. O golo da vitória surgiu aos 88 minutos, por um suplente: Michael Olise, que estava em campo há 11 minutos, recebeu o passe de Rayan Cherki junto à linha de meio-campo, ultrapassou quatro defesas e rematou em arco para o canto inferior da baliza.

A descrição que Zidane fez de Olise também resume aquilo que a França ainda está a tentar construir como equipa: «Tem uma excelente leitura de jogo, antecipa os movimentos do adversário e sabe quando deve atacar e quando deve recuar.» Por enquanto, essa inteligência está nos jogadores, não na estrutura coletiva. O próximo jogo, frente à Itália, vai testar se o controlo sem capacidade de penetração resiste a uma equipa que acabou de marcar quatro golos.

3. Xavi Hernández (Países Baixos) — o ataque está montado, a proteção ainda não

A ideia posicional já está a gerar oportunidades em quantidade. Em Belgrado, os Países Baixos fizeram 25 remates, que valeram 2,75 golos esperados, e Mexx Meerdink, na sua primeira titularidade, marcou dois golos. O problema está naquilo que fica por trás dessa estrutura. Dois dos três resultados de Xavi só foram salvos depois dos 88 minutos: o golo do empate de Cody Gakpo, já nos descontos, frente à Alemanha, no primeiro jogo do treinador, e o empate de Tijjani Reijnders, aos 89 minutos, em Salónica, depois de a Grécia ter chegado ao 2-0 ainda na primeira parte. Até a recuperação nesse jogo começou numa bola parada: Virgil van Dijk marcou de cabeça na sequência de um canto de Joey Veerman.

Uma equipa de posse de bola que passa os jogos a correr atrás do resultado ainda não estabilizou, por norma, a sua organização defensiva quando tem a bola: o posicionamento dos jogadores que ficam atrás dela para impedir que um passe perdido se transforme numa oportunidade para o adversário. Cinco pontos em três jogos é um saldo razoável. A estrutura que os garantiu ainda está a meio caminho.

4. Roberto Mancini (Itália) — um resultado, mas ainda sem uma identidade de jogo

A segunda passagem de Mancini produziu duas Itálias diferentes em quatro dias. A primeira perdeu por 2-0 em casa, frente à Bélgica, em Roma. A segunda, com oito alterações na equipa (só Gianluigi Donnarumma, Sandro Tonali e Francesco Pio Esposito mantiveram os lugares), já vencia por 3-0 em Bursa, antes de se cumprir a primeira meia hora, frente a uma defesa turca desorganizada e num relvado encharcado pela chuva; acabou por ganhar por 4-1. Foi uma resposta forte. Ainda não é um padrão. Uma rotação total entre jogos consecutivos é uma procura, não uma resposta: esta janela mostrou em quem Mancini confia, mas não como a Itália pretende jogar quando o adversário assume a iniciativa.

5. Jürgen Klopp (Alemanha) — difícil de decifrar por opção

A Alemanha está em último não por ser a equipa mais fraca, mas por ser a mais difícil de decifrar — e o treinador parece estar confortável com isso. Frente à Grécia, em Augsburgo, um 4-2-3-1 com muitas alterações teve a bola a maior parte do tempo e fez 16 remates, mas perdeu por 1-0, devido a um remate desviado de Dimitris Kourbelis, perante um bloco baixo em 4-4-2. Quatro dias depois, Klopp apresentou em Munique uma equipa praticamente nova frente à Sérvia e venceu por 2-0: Florian Wirtz acertou no poste e Tom Bischof marcou na recarga; depois, Wirtz deixou Srdjan Babić para trás e marcou ele próprio o segundo.

Klopp fez, melhor do que ninguém, o diagnóstico do primeiro jogo: «O futebol precisa de treino, o futebol precisa de rotinas. Ainda não temos o suficiente.» Sobre a rotação, acrescentou: «O bom é que a outra equipa não sabe necessariamente como vamos jogar.» É verdade. Depois de três jogos com equipas iniciais em grande parte diferentes, os outros também não sabem. Uma equipa de Klopp sempre se definiu pelos automatismos coletivos, os sinais que fazem todo um bloco avançar ao mesmo tempo, e esses não se formam enquanto os jogadores mudarem constantemente. A experiência faz sentido numa primeira janela. É também por isso que há tão pouco para avaliar.

A referência: Grécia

A ideia mais clara da Liga A pertence a um treinador que não mudou nada. Ivan Jovanović orienta a Grécia desde 2024; a seleção falhou o Mundial, ao terminar em terceiro no grupo de qualificação, atrás da Escócia e da Dinamarca, e chegou sem nada para desconstruir. Na sua primeira campanha na Liga A, lidera a Alemanha e os Países Baixos, com sete pontos em três jogos: um cabeceamento de Anastasios Douvikas nos descontos valeu a vitória em Belgrado, a primeira de sempre frente à Alemanha; em Salónica, a Grécia chegou ao intervalo a vencer os Países Baixos por 2-0. O modelo não é complicado: um 4-4-2 compacto sem bola e saídas rápidas para Christos Tzolis e os jogadores que avançam, mas todos já o conhecem. A Espanha, que também manteve o treinador, confirma o mesmo princípio no topo: seis pontos em seis possíveis e uma série invicta que já vai em 40 jogos.

A queixa de Klopp depois do jogo de Augsburgo, de que «os gregos, basicamente, só jogaram bolas longas», foi a reação de um sistema ainda em construção ao defrontar outro, mais simples, mas já acabado. As rotinas, como disse, levam tempo. A Grécia teve dois anos para as desenvolver. Os cinco novos treinadores tiveram uma janela, e só Jorge Jesus a aproveitou para mostrar a sua ideia por inteiro.

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.