Negócios e finanças

Obrigações americanas a 5,11%, o máximo desde 2007, com o crédito habitação sob pressão

Victor Maslow
Adicione-nos no Google

Algo mudou no mercado obrigacionista dos EUA, e as candidaturas a crédito à habitação vão refletir essa mudança antes dos resultados das empresas. A rendibilidade das obrigações do Tesouro a 10 anos disparou 15 pontos base, para 5,11% — o nível mais elevado desde 2007 — depois de a economia norte-americana ter revelado algo inesperado: o crescimento mais rápido da atividade empresarial em mais de cinco anos. Não foi o medo que motivou a subida. Foi uma reavaliação.

Essa reavaliação diz respeito à Reserva Federal. Quando a Fed aumentou a sua taxa de referência para 3,75%–4%, pela primeira vez desde 2023 — em parte devido ao petróleo, que ultrapassara os 103 dólares por barril —, os mercados partiram do princípio de que o ciclo de subida das taxas entrava numa fase final, mais lenta. Os dados mais recentes do PMI revelaram que a economia não está a corresponder a essa expectativa. Os setores dos serviços e da indústria transformadora tiveram ambos um desempenho superior ao previsto, e o mercado obrigacionista reagiu empurrando as taxas de longo prazo para níveis que a maioria dos titulares de crédito à habitação só tinha visto quando os preços eram consideravelmente mais baixos.

A rendibilidade das obrigações a 10 anos não é uma abstração. É a taxa que serve de base aos bancos para fixarem os juros dos empréstimos à habitação a 30 anos, aos quais acrescentam um diferencial que, nos últimos meses, rondou em média os 175 pontos base. Aos níveis atuais, as contas apontam para uma taxa média de 7% ou superior num empréstimo à habitação a 30 anos, e alguns bancos já foram mais longe. Num empréstimo de 500 mil dólares, a diferença entre uma taxa de 6,5% e uma de 7% representa cerca de 165 dólares por mês — um valor modesto, até ser multiplicado por um mercado imobiliário já pressionado pela escassez de imóveis disponíveis e de oferta.

A pressão não se limita ao setor da habitação. Os empréstimos automóveis, as linhas de crédito para pequenas empresas e a dívida comercial a taxa variável são todos recalculados com base no mesmo referencial. As empresas que têm renovado obrigações a taxa variável desde que os aumentos das taxas recomeçaram este ano enfrentam janelas de refinanciamento que se vêm fechando há meses. O aperto é mais intenso para as empresas que não conseguem aceder aos mercados de dívida de grau de investimento a taxa fixa e não têm margem para suportar mais um aumento do custo do dinheiro emprestado.

O argumento contra a ideia de que estamos perante uma rutura estrutural é o seguinte: os dados que fizeram subir as rendibilidades revelam força económica, não fragilidade. Durante a maior parte das duas décadas anteriores à crise financeira de 2008, o mercado imobiliário dos EUA funcionou com taxas de 7% e 8% nos empréstimos à habitação. Uma geração de compradores foi afastada dessa realidade de tal forma que hoje os 7% parecem invulgares, quando são apenas um regresso a níveis históricos. Há também o fator do petróleo. Se os preços do crude inverterem a tendência — como aconteceu brevemente na semana passada, na sequência de sinais diplomáticos vindos do Golfo —, os receios de inflação tendem a diminuir, e as rendibilidades das obrigações costumam acompanhá-los.

Para os aforradores com capital disponível para investir, uma rendibilidade de 5,11% nas obrigações do Tesouro a 10 anos representa o melhor retorno sustentado em títulos garantidos pelo Estado desde antes da crise financeira. Os bilhetes do Tesouro a seis meses pagam mais de 5%. As novas emissões líquidas foram absorvidas sem dificuldade, o que sugere uma verdadeira deslocação de ações para títulos de rendimento fixo — uma mudança que tende a manter-se quando as rendibilidades ultrapassam os níveis que os grandes investidores institucionais consideram uma alternativa credível às ações.

A próxima reunião da Reserva Federal realiza-se no final de outubro. Os mercados atribuem uma probabilidade de 66% a uma segunda subida das taxas antes do final do ano, contra 55% no início desta semana. O mercado obrigacionista fez a sua aposta na quarta-feira. O relatório sobre o emprego de setembro e o próximo indicador da inflação subjacente medida pelo PCE — ambos previstos antes da reunião de outubro — determinarão se tinha razão.

Etiquetas: , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.