Filmes

O ator Robert Pattinson sobre ‘The Batman Part II’: “uma verdadeira mudança de rumo face ao primeiro”

Camille Lefèvre
Adicione-nos no Google

Há uma atenção particular na voz de um ator quando um realizador o superou em pensamento, e Robert Pattinson deixa-a transparecer sempre que fala em regressar a Gotham. Ele já viveu dentro de um Batman de Matt Reeves — um noir que tratava a máscara como um fardo de detetive e não como uma máquina de merchandising. O que descreve agora é um cineasta que se recusa a seguir simplesmente a fórmula da sequela. A promover o thriller Primetime, disse ao Collider que o segundo filme é menos uma continuação do que uma guinada:

“É uma verdadeira mudança de rumo em relação ao primeiro, mas de alguma forma mantém elementos daquela sensação. Mas parece realmente ambicioso, e estou entusiasmado para ver como vai resultar.”

Pegue na palavra que todos vão citar — “ambicioso” — e ponha-a de lado. Numa digressão de imprensa, é o adjetivo mais seguro que existe; todos os filmes inacabados são ambiciosos até estrearem. A expressão que carrega peso é “mudança de rumo”. Descreve um realizador que recusa o movimento fácil da sequela, o de reimprimir a superfície de um êxito enquanto o interior permanece igual. Pattinson, que classificou o argumento como “incrivelmente denso” e disse que Reeves “já tem tudo na cabeça”, não está a prometer mais Batman. Está a prometer um Batman com outra forma.

Essa é a aposta do autor, e é aí que a excitação e o risco partilham o mesmo espaço. O primeiro filme de Reeves conquistou a sua duração através do controlo — um ritmo paciente e processual que deixava o mistério respirar e fazia do detetive, e não do espetáculo, o centro de gravidade. A densidade, nesse registo, resolvia-se em design. A questão em aberto é se um argumento que Pattinson mal consegue segurar na cabeça de uma vez se torna arquitetura no ecrã ou mera complicação. Uma mudança de rumo a partir de um ponto fixo é intrigante; uma mudança de rumo porque a estrada acabou é outra coisa.

O que dá credibilidade à observação é o homem que a faz. A carreira pós-Twilight de Pattinson tem sido uma aposta sustentada em realizadores em vez de franquias — os Safdies, Claire Denis, Bong Joon-ho, David Cronenberg — uma filmografia construída a perseguir cineastas com visão, e não propriedades com fãs. Por isso, quando ele valoriza uma guinada densa e por resolver em vez de escala pura, soa a algo contínuo com quem ele é, e não a conversa de estúdio. O instinto dele é confiar no autor na sala, e Reeves está a ser apresentado, novamente, como um autor.

A tensão é que esta visão singular está atrelada à máquina menos paciente do negócio. A sequela já escorregou mais do que uma vez, com o lançamento empurrado para bem dentro de 2028, e Reeves tem passado a espera a divulgar novidades de elenco — o Pinguim de Colin Farrell a regressar ao lado de Jeffrey Wright e Andy Serkis, com Sebastian Stan, Scarlett Johansson e Charles Dance a chegar — para manter a franquia quente enquanto o realizador constrói devagar. Um estúdio conta trimestres; um autor conta filmes.

“Entusiasmado para ver como vai resultar” é o registo honesto de alguém que leu o mapa e ainda assim não consegue imaginar o destino. A leitura tranquilizadora é que Reeves já fez exatamente isto antes, e a guinada resultou. A outra é mais simples e mais antiga: uma mudança de rumo a partir de um filme muito bom pode ainda assim falhar a estrada. De qualquer forma, Pattinson não está a hesitar, e o realizador, ao que parece, também não.

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.