Actores

Juana Acosta, a atriz colombiana que fez carreira em Espanha a interpretar mulheres de poder

Penelope H. Fritz
Adicione-nos no Google
Juana Acosta
Juana Acosta
Photo: Pedro J Pacheco / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Nascimento28 de novembro de 1976
Cali, Colombia
OcupaçãoAtriz
Conhecido porPerfectos desconocidos, Carlos, o Chacal, Libertador
PrémiosFotogramas de Plata · FIPA d'Or · Premios Macondo · Premios India Catalina

Os realizadores continuam a entregar a Juana Acosta o mesmo tipo de mulher. Uma empresária que sobrevive a uma explosão no próprio iate e regressa à sala de reuniões da família; uma mulher que, num jantar, bebe enquanto participa num jogo de leitura de mensagens em voz alta. Ela própria já disse que prefere assim: «Gosto de personagens fortes», afirmou este ano ao diário colombiano El País, e a sua filmografia confirma-o, com mais de quarenta filmes e uma longa carreira em séries que fizeram dela uma das poucas atrizes latino-americanas a trabalhar regularmente no centro do drama televisivo espanhol. Mas a parte mais reveladora da sua história está fora do ecrã. Durante metade da vida não dançou e, quando finalmente voltou a fazê-lo, escolheu como tema o telefonema que a fizera parar.

Cresceu em Cali, no Valle del Cauca. Os pais separaram-se quando tinha seis anos e ela e a irmã Valentina, hoje atriz na Colômbia, foram criadas pela mãe, que geria uma agência de viagens. A partir dos seis anos, teve formação em dança contemporânea na academia María Sanford. Aos dezasseis, já vestida para a aula, atendeu uma chamada a informá-la de que o pai, Álvaro Acosta, tinha sido assassinado. Não voltou a dançar durante trinta anos.

Nascida Juana Lucrecia Acosta Restrepo, a 28 de novembro de 1976, estudou artes plásticas antes de se dedicar à representação. O público colombiano conheceu-a primeiro na televisão do final dos anos 1990: Mascarada, La dama del pantano, La reina de Queens, um papel principal em Es mejor ser rico que pobre e a comédia de Sergio Cabrera Golpe de estadio. Depois, partiu. Em Madrid, inscreveu-se na escola de representação de Juan Carlos Corazza e, por volta de 2000, fixou-se definitivamente em Espanha. Uma professora de lá, Catalina Lladó, disse-lhe que o diminutivo não lhe assentava: «Juanita não combina contigo, Juana sim. É mais forte.» Na Colômbia ainda lhe chamam Juanita, e é esse o nome que consta do seu documento de identificação.

Os primeiros anos em Espanha foram modestos. Teve papéis secundários em Policías, en el corazón de la calle e Hospital Central, onde interpretou a médica interna Sofía Carrillo, além de integrar o elenco de Los 2 lados de la cama, Diario de un skin e A golpes. A sua afirmação chegou mais pela Europa do que por Espanha. Olivier Assayas escolheu-a para Carlos, a minissérie sobre o terrorista conhecido como o Chacal. Em Crematorio, a adaptação da Canal+ do romance de Rafael Chirbes, recebeu uma nomeação dos prémios da União de Atores. Em Libertador, uma coprodução venezuelana e espanhola, interpretou Manuela Sáenz ao lado de Édgar Ramírez, no papel de Simón Bolívar, e no thriller francês 11.6 contracenou com François Cluzet. A televisão deu-lhe o papel que fixou a sua imagem pública: Sara Ortega, em Velvet, uma empresária à frente do seu tempo.

Os papéis que mais provaram a sua versatilidade receberam menos atenção. No telefilme francês Sanctuaire, interpretou Yoyes, a dirigente da ETA assassinada pelos antigos camaradas depois de abandonar a organização, e venceu o prémio de melhor atriz no festival FIPA, em Biarritz. Em Anna, de Jacques Toulemonde, rodado na Colômbia, deu vida a uma mulher com perturbação bipolar e recebeu o Premio Macondo; já disse que o filme marcou um antes e um depois na sua carreira. Depois veio o auge comercial. Álex de la Iglesia quis casais reais para Perfectos desconocidos, a sua versão espanhola do filme italiano Perfetti sconosciuti, e escolheu Acosta e o companheiro, Ernesto Alterio. No início de 2018, o filme já tinha arrecadado 18,9 milhões de euros nas bilheteiras espanholas, e o colapso da personagem à mesa de jantar, embriagada — uma cena que, segundo a atriz, exigiu um risco real — valeu-lhe o Fotogramas de Plata de melhor atriz. Um ano antes, tinha protagonizado 7 años, o primeiro filme original espanhol da Netflix.

Essa sequência de êxitos também consolidou uma imagem mais limitada. A compostura que vende Velvet e Medusa é a mesma sobre a qual as revistas de moda escrevem depois de cada passadeira vermelha, e o cinema espanhol tem-lhe oferecido mais papéis em elencos corais do que protagonistas. Em um quarto de século de trabalho no país, a Academia Goya nomeou-a uma única vez: para melhor atriz secundária, por El inconveniente, em 2021. Os papéis que mais a desafiam tendem a surgir à margem, como em Llegaron de noche, de Imanol Uribe, em que carregou às costas a história de Lucía, testemunha do assassínio, em 1989, de seis padres jesuítas, da governanta e da filha desta, às mãos do exército salvadorenho. Os maiores êxitos de plataforma desses anos, a adaptação da Netflix do romance de Harlan Coben El inocente e La templanza, da Prime Video, colocaram-na em elencos numerosos.

A mudança aconteceu em palco. Trinta anos depois de ter deixado de dançar, criou El perdón com o coreógrafo Chevi Muraday, uma peça experimental que combina representação e dança para abordar o assassínio do pai e o esforço de o perdoar. A peça teve mais de oitenta sessões em Espanha e, no início de 2023, o público de Cali aplaudiu-a de pé. Nesse ano, recebeu também o prémio India Catalina pela sua carreira internacional.

O trabalho recente segue duas vias. Na Colômbia, Medusa, da Netflix, deu-lhe o papel de Bárbara Hidalgo, prestes a assumir o conglomerado da família na costa das Caraíbas quando uma explosão no seu iate faz com que todos a julguem morta. Contracena com Manolo Cardona, amigo que descreve como um irmão e seu parceiro no ecrã desde El cártel de los sapos. A série chegou às listas globais dos conteúdos mais vistos da Netflix em 2025 e a segunda temporada, com doze episódios, estreou a 30 de setembro de 2026. Em Espanha, integrou dois thrillers da SkyShowtime realizados por Sergio Cánovas: Matices, em 2025, e El homenaje, lançado em abril de 2026 e centrado no octogésimo aniversário de um patriarca interpretado por Eusebio Poncela. Neste último, a filha da atriz, Lola Alterio, estreou-se como atriz no papel da filha adotiva da personagem de Acosta. Em julho, voltou à dança com Bacanal, a peça ritual de Muraday com texto de Juan Carlos Rubio, apresentada no teatro romano do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida.

YouTube video

Acosta e Ernesto Alterio, que conheceu em Madrid, estiveram juntos cerca de quinze anos; a filha de ambos, Lola, nasceu em 2006. Separaram-se em 2018 e mantiveram uma relação próxima, tendo assistido lado a lado à estreia de Lola.

Vão também voltar a partilhar o ecrã. Perfectos conocidos, spin-off do êxito de 2017 realizado por Javier Fesser, traz de volta Ana e Antonio como um casal isolado de tudo nas Canárias, e a Universal incluiu o filme no calendário de estreias espanholas para 1 de janeiro de 2027. A atriz que começou por interpretar Ana como a convidada que perde o controlo da noite poderá agora mostrar, uma década depois, no que aquela mulher se tornou.

Filmes em destaque

Etiquetas: , , , , ,

Notícias em destaque — Juana Acosta

Ver todas →

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.