Actores

Laurent Stocker: protagonista na Comédie-Française, secundário de luxo no cinema francês

Penelope H. Fritz
Adicione-nos no Google
Laurent Stocker
Laurent Stocker
Photo via The Movie Database (TMDB)
Nascimento1973
Saint-Dizier, França
OcupaçãoAtor
Conhecido porJ'accuse – O Oficial e o Espião, Adeus, Idiotas, Golias
PrémiosCésar (compartilhado) · 2 Prémio Molière de melhor ator secundário · Oficial da Ordem das Artes e das Letras

Em Comédie-Française, a farsa de bastidores que encheu as salas de cinema francesas este verão, Laurent Stocker interpreta Philippe Vialle, um ator da companhia num teatro onde o espetáculo nunca é cancelado. Não teve de fazer grande pesquisa. O edifício da rue de Richelieu é o seu local de trabalho há quase toda a vida adulta, e a piada de casting do filme — membros reais da companhia a interpretarem membros da companhia — resulta, em parte, porque é evidente que ele se sente em casa. Essa familiaridade ajuda a explicar o perfil invulgar da sua fama. No ecrã, em França, é conhecido como o homem ao lado do poder: um general que fecha fileiras, um juiz, um magnata da imprensa, Nicolas Sarkozy. Na Comédie-Française, foi Figaro, Nero, Arturo Ui e Harpagon, papéis que sustentam um espetáculo.

Stocker nasceu em Saint-Dizier, na região de Champagne, e cresceu do outro lado da fronteira regional, na Lorena, primeiro na aldeia de Ville-sur-Saulx, no departamento de Meuse, e depois em Neufchâteau, nos Vosges. «Na verdade, passei sobretudo a infância em Neufchâteau», corrigiu, esta primavera, um entrevistador de uma televisão regional, recordando os fins de semana em família em Nancy. Aos dezasseis anos, queria ser ator e juntou-se a uma pequena companhia em Épinal. Pouco depois, partiu sozinho para Paris e concluiu os estudos no lycée Lamartine.

A formação foi longa e clássica. Nascido em 1973, mal tinha saído da adolescência quando, depois de frequentar os Ateliers Gérard-Philipe, em Nanterre, passou três anos, de 1993 a 1996, no Conservatoire national supérieur d’art dramatique, onde teve aulas com Madeleine Marion, Daniel Mesguich e Philippe Adrien, enquanto estudava literatura moderna na Sorbonne. O final da década de 1990 foi dedicado ao palco: participou em produções de Georges Lavaudant no Odéon e em Avignon e, depois, em Henri V, de Jean-Louis Benoît, que chegou à Cour d’honneur do Palais des Papes em 2000.

A 14 de junho de 2001, entrou para a Comédie-Française. Os primeiros papéis foram pequenos, entre eles o de criado em Ruy Blas, na encenação de Brigitte Jaques-Wajeman, e o de Cléante na montagem de Le Malade imaginaire por Claude Stratz. A 1 de janeiro de 2004, tornou-se o 511.º sociétaire da companhia, membro de pleno direito e com uma participação na companhia que descende da troupe de Molière. Este estatuto implica um ritmo que condiciona tudo o resto. A companhia trabalha em repertório, com várias produções a alternarem ao longo da mesma semana, e qualquer rodagem tem de se ajustar ao calendário do palco.

O cinema acabou por encontrá-lo. Claude Berri escolheu-o para Ensemble, c’est tout, a adaptação de 2007 do romance de Anna Gavalda, no papel de Philibert, o aristocrata tímido cujo enorme apartamento parisiense se torna refúgio para Camille, interpretada por Audrey Tautou, e Franck, interpretado por Guillaume Canet. A interpretação valeu-lhe o César de ator mais promissor em 2008, quando já tinha trinta e quatro anos e era sociétaire da Comédie-Française.

A promessa cumpriu-se sobretudo na Salle Richelieu. Stocker interpretou Figaro em Le Mariage de Figaro, de Christophe Rauck, papel que manteve durante várias temporadas; depois, foi Nero em Britannicus, de Stéphane Braunschweig, o ditador-gangster de La Résistible Ascension d’Arturo Ui, de Katharina Thalbach, Sir Toby em Twelfth Night, de Thomas Ostermeier, e Harpagon em L’Avare, de Lilo Baur. São papéis principais e vários deles são tiranos, de uma forma ou de outra.

Entretanto, os realizadores de cinema continuaram a colocá-lo de uniforme ou atrás de uma secretária. Entrou no thriller político L’Exercice de l’État, de Pierre Schoeller. Em J’accuse, de Roman Polanski, foi o general de Pellieux, um dos oficiais que fecharam fileiras contra Dreyfus. Na televisão, interpretou Jean-Michel Lambert, o jovem juiz de instrução do caso Grégory, uma história que acompanhou em criança, na Lorena. Foi o magnata da imprensa Pierre Lazareff na série Bardot e, em Bernadette, de Léa Domenach, interpretou Nicolas Sarkozy, que orbita em torno de Bernadette Chirac, personagem de Catherine Deneuve. Também houve comédias, entre elas a história de teatro prisional Un triomphe, de Emmanuel Courcol, e Adieu les cons, de Albert Dupontel.

É aqui que a história habitual sobre ele precisa de ser corrigida. Um César de ator mais promissor parece anunciar o início de uma carreira no cinema, mas o que se seguiu foi uma longa série de papéis secundários. O cinema francês vê a Comédie-Française como uma reserva de autoridade: atores capazes de tornar credível uma instituição em três cenas. Stocker é um dos mais fiáveis. O preço é raramente protagonizar um filme. Até os seus dois prémios Molière, os principais prémios de teatro em França, foram atribuídos na categoria de ator secundário. Não apresenta isto como motivo de queixa. «Fico sempre feliz com aquilo que me acontece», disse à France 3. Mas a diferença entre aquilo que o palco lhe oferece e o que o cinema lhe reserva é real, e o sucesso deste verão não a eliminou. Comédie-Française foi coproduzido pela própria instituição que satiriza com benevolência, e a comédia fica muito aquém das questões de hierarquia e de favorecimento a que a casa talvez prefira não responder.

YouTube video

As duas últimas temporadas foram as mais premiadas da sua carreira. Em 2025, ganhou o Molière de melhor ator secundário pela encenação de longa duração de Le Soulier de satin, de Paul Claudel, por Éric Ruf, reposta mais tarde no festival de Avignon. A 4 de maio de 2026, nas Folies Bergère, voltou a ganhar o mesmo prémio, pela interpretação de Chrysale, o pai subjugado em Les Femmes savantes, de Emma Dante, no Théâtre du Rond-Point. Na primavera, trabalhou na adaptação de Jean Bellorini de L’Ordre du jour, de Éric Vuillard, no Théâtre du Vieux-Colombier. Comédie-Française, realizado por Bertrand Usclat e Martin Darondeau, estreou em França a 22 de julho e, ao fim de nove semanas, já ultrapassara 1,28 milhões de espectadores; chegou às salas britânicas a 9 de outubro. Na ARTE, interpreta o pai da protagonista na minissérie de Jérôme Bonnell Un jour on fera l’amour, que começou a ser transmitida a 22 de outubro, e a France Culture dedicou-lhe recentemente uma série de entrevistas em cinco partes para o programa «À voix nue».

Os próximos meses dividem-se por duas frentes. Até 27 de janeiro de 2027, participa na nova montagem de Ruy Blas, de Julie Duclos, o espetáculo que reabre a Salle Richelieu após um ano de obras, vinte e cinco anos depois de se ter estreado naquela casa como criado na mesma peça de Victor Hugo. L’Avare, de Lilo Baur, regressa ao repertório a 30 de novembro. No ecrã, volta a trabalhar com Léa Domenach em Peau d’homme, adaptação musical da novela gráfica de Hubert e Zanzim, com Catherine Deneuve, Pomme e Karin Viard; o filme encerrou a Giornate degli Autori, em Veneza, e estreia em França a 27 de janeiro de 2027. Duas semanas depois, a 10 de fevereiro, Les Profs 3 dá-lhe o papel de Napoleão. Mais um homem no poder, mais um papel secundário. No camarim do quinto andar, sobre os jardins do Palais-Royal, já o esperam as falas do próximo protagonista.

Filmes em destaque

Etiquetas: , , , , ,

Adicione-nos no Google

Discussão

Existem 0 comentários.